Professora
Metodologia do trabalho Cientifico
Gestão Escolar e EJA; um olhar atento e diferenciado
FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Caçapava – 2012
Apresentação
Se em uma empresa o gestor é responsável por todos os processos de trabalho e precisa se empenhar em conseguir bons resultados, numa escola não é muito diferente. O diretor precisa se preocupar não só com as questões burocráticas, mas, principalmente, com a parte pedagógica. Afinal, o "lucro" da escola está na aprendizagem dos alunos. E em uma instituição de ensino que há o EJA ( Educação de Jovens e Adultos) esse empenho deve ter um olhar atento e diferenciado para varias questões importantes, como por exemplo a inserção destes alunos no mundo do trabalho.
Introdução
Durante anos a Educação de Jovens e Adultos ficou presa ao seu legado de exclusões, metodologias e ações que descaracterizava a própria modalidade de ensino, pois não atendia suas necessidades. Diante de suas peculiaridades a EJA precisa ser revista e repensada a partir de uma ação coerente com sua função político-sócio-cultural.
A escola enquanto instituição social tem diante de si como um de seus principais objetivos construir o espírito de cidadania e desenvolver habilidades na preparação de um indivíduo para uma vida social atuante, principalmente, quando esta tem como alunado jovens e adultos que estão inseridos na sociedade muitas vezes de forma passiva, excluídos e considerados como analfabetos funcionais por não conseguirem agir de forma política, sem conseguir traçar objetivos coerentes e eficazes para atender as especificidades desta clientela.
Diante de toda a construção histórica da EJA no Brasil, torna-se notório uma instabilidade em conceber e até separar esta modalidade de ensino da Educação Regular, pois esta sofreu a influência de diversos interesses políticos vigentes em cada década, passando de uma educação