A importância da intervenção psicopedagógica nas turmas de EJA : autoestima, aprendizagem e evasão escolar
Luciane Candido da Silva¹
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar referências que respaldem a importância da intervenção psicopedagógica na escola. A partir de uma demanda vivida nas turmas de EJA no Colégio Estadual João Limongi, no Município de São José do Vale do Rio Preto .Onde leciono a disciplina artes a quatro anos, também em turmas regulares.
Este estudo pretende investigar, sobretudo a “evasão” de alunos trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando suas possíveis causas e refletindo sobre estratégias pedagógicas e sobre o próprio fenômeno em si, que por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Sendo que analisaremos a importância da autoestima na aprendizagem desses alunos e sua contribuição para que não haja infrequência e consequentemente a evasão do ambiente escolar.
Palavras-chave: autoestima, aprendizagem e evasão escolar
Apresentação
Este trabalho está organizado em 5 capítulos. O primeiro é a Introdução que traz o fundamento deste tema estudado, o segundo, intitulado “Sobre a Educação de Jovens e Adultos” tem como objetivo explicar como surgiram as primeiras indagações acerca deste estudo. O terceiro, “Motivos da “evasão” do aluno trabalhador” pretende explicitar a contribuição da literatura a respeito de alunos trabalhadores da EJA que, muitas vezes se deparam diante da escolha: trabalho/família X educação. Trás a definição deste conceito e como diferentes autores discutem essa relação não somente na área escolar, mas em outras áreas da vida.
____________________________________
Graduação em Educação Artística pela UERJ, Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail : anecandido@hotmail.com Orientadora Rosemary Conceição dos Santos.
O quarto capítulo é sobre “A relação