Adoção
Weber, L.N.D. (2000). A pesquisa sobre adoção no Brasil: Uma necessidade. Psicologia
Argumento, XXVI, 27-34.
A PESQUISA SOBRE ADOÇÃO NO BRASIL:
UMA NECESSIDADE 1
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber 2
Resumo: O presente trabalho coloca em discussão a natureza e a diversidade da pesquisa científica e a necessidade deste tipo de investigação em um tema considerado polêmico: a adoção de crianças. A questão da adoção no Brasil é bastante antiga, mas passa por diferentes períodos históricos. No atual momento o instituto da adoção passa a ser estimulado socialmente e visto com menos preconceitos por vários setores da comunidade e esses fatos trazem grande necessidade de aparelhar de modo mais científico, e menos dogmático, os Serviços de Adoção do país. Para que isso ocorra a pesquisa sobre este tema é essencial.
O termo "pesquisa"
é epistemologicamente amplo, pois cada área de
conhecimento, ou ainda diferentes linhas metodológicas de cada área, podem sustentar uma maneira própria de buscar as respostas de questões do cotidiano. Assim, tratar da importância da pesquisa pode remeter a diversos ângulos da questão.
Poder-se-ia, por exemplo, tratar da relação entre o pesquisador, o sujeito pesquisado e o objeto da pesquisa, que sugere temas tão tradicionais quanto a neutralidade da ciência ou tão polêmicos quanto a ética de pesquisa em ciências humanas. No caso da adoção versus neutralidade versus ética, seria legítimo um pesquisador investigar a adoção se ele também é um pai ou filho adotivo? Seria legítimo um ex-interno pesquisar a vida nas instituições? As respostas não são simples assim como não são simples as ciências humanas!
Ao se falar de pesquisa poder-se-ia ainda discorrer sobre as diferentes formas de conhecimento do mundo, que nos remetem a diversas metodologias de pesquisa:
1
Trabalho apresentado em mesa redonda sobre "A pesquisa e a formação do especialista em adoção : o momento atual e perspectivas", na