Administração por objetivos
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
As organizações, cada vez maiores e mais complexas, necessitavam investir no conhecimento da essência, da finalidade última de suas atividades. Principiou então, a tomar forma uma corrente de pensamento voltada para os objetivos.
ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
A origem da APO, está baseada na mudança do enfoque administrativos.A ênfase saiu do processo, dos meios de produção, das atividades meio e passou às atividades fim, aos resultados e objetivos alcançados.
Peter F. Drucker é considerado o seu criador ao lançar o livro Prática da Administração de Empresas, em 1954.
Algumas das razões para o surgimento da administração por objetivos foram:
• A pressão que as empresas privadas norte americanas sofriam desde 1920. As empresas constatavam diminuição na sua margem de lucro e, conseqüentemente, a necessidade de diminuir despesas, focando seus esforços principalmente nos resultados, eliminando atividades que não fossem essenciais. Isso gerou um tipo de administração por pressão, que não se mostrou eficiente, resultando no aparecimento da administração por objetivos.
• Surgiu como método de controle e desempenho das áreas organizacionais e das próprias organizações que apresentavam crescimento acelerado.
• Começou como um método de avaliação baseado em critérios financeiros. Apesar de eficiente do ponto de vista financeiro, não se mostrou útil para avaliação da empresa como um todo, pois não levavam em consideração as variáveis humanas e sociais, gerando conflitos entre funcionários de nível médio e baixo e a alta administração da empresa.
A partir dessa situação surgiram as teorias de descentralização e da administração por objetivos, fortalecendo a autoridade de cada chefe de área ou departamento.
VISÃO GERAL
A APO é um sistema de gerência em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para