Administração por Objetivo
A Origem APO está baseada é uma área da administração na qual muda-se o foco da atividade meio, do processo produtivo, do desempenho ou da metodologia aplicada para atividade fim ou seja no resultado que deve ser alcançado, na qual teve seu primeiros passos em 1950 com Peter F. Druker que é considerado seu criador. Surgiu como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido e é considerada por muitos como a escola que fortaleceu a autoridade de cada chefe de área ou departamento.
É um sistema de gerências em que chefias e subordinados estabelecem objetivos e metas para suas respectivas áreas de responsabilidades, formulam planos para atingir as metas especificadas, definem padrões para medir o desempenho e fazem o acompanhamento periódico do progresso obtido.
Tem como características a direção de esforços através do planejamento e controle administrativo, ou seja, para a organização atingir o objetivo é preciso definir em que negócio está atuando e aonde quer chegar é uma metodologia que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento, um estilo exigente e compensador de administração de empresas. Há uma necessidade de grande participação tanto do chefe como dos subordinados, existindo intensa interação chefe – subordinado desde o estabelecimento dos objetivos, passando pelo controle, até o resultado final, por outro lado, surge a necessidade de possuir subordinados devidamente treinados e preparados para desempenhar as funções determinadas pela Administração Por Objetivo.
É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.
Existem três fontes geradoras de objetivos a serem explorados por uma empresa:
A primeira