Administração por objetivo
A Administração por Objetivos é uma forma comum de estabelecer metas usada nas organizações. A APO é um processo dos objetivos de uma organização, que esses objetivos como metas pessoais com a estratégia do negócio, por meio da comunicação dos funcionários e gerentes. Ela diz os objetivos que cada da organização deve executar o que pode alcançar em um estilo mais participativo na administração.
O primeiro passo da APO é fixação dos objetivos, estabelecer metas, definir prazos. Após fixar os objetivos, temos o desenvolvimento estratégico para alcançar os mesmos, conforme o que se tem disponível. A APO surgiu para permitir melhor participação, autocontrole e avaliação de forma que se diminua a tensão dos controles da empresa.
A Administração por Objetivos pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.
Vantagens da APO: Concentra atenção sobre as áreas principais da eficiência da organização. Identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; Identifica onde mudanças são necessárias e procura melhoria contínua nos resultados; Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina. Os objetivos são mais esclarecidos.
Desvantagens da APO:
Coerção sobre subordinados
Aprova a incompatibilidade de objetivos
Excesso de Papelada
Direcionamento sobre resultados mais facilmente alcançados do que sobre resultados importantes
Foco de objetivos que podem ser descartados
Figuras Importantes:
Peter Drucker em 1954, foi um dos pioneiros, que desenvolveu essa expressão. Tendo dado continuidade por George Odiorne que