Influencia de adubação foliar no soja
1 Faculdade Assis Gurgacz – FAG, Curso de Pós Graduação em Fertilidade dos Solos e Nutrição de Plantas. Avenida das Torres n. 500, CEP: 85.806-095, Bairoo Santa Cruz, Cascavel, Pr.
Resumo – O mercado internacional conta com uma considerável participação brasileira como exportador mundial da soja. O fator de contribuição para este crescimento se deve ao aumento da área semeada e também uma melhor produtividade, fruto de técnicas corretas de semeadura. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da adubação foliar na produtividade de soja na região Oeste do Paraná. O experimento foi realizado na área do produtor Baldoino Fiorentin no município de Toledo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro tratamentos de adubação foliar e cinco repetições. Para tanto, foi utilizado a variedade de soja V-MAX, semeada em outubro de 2011. Os tratamentos de adubação foliar realizados foram: T1- testemunha (0L ha-1 de adubo); T2 – 0,2 L ha-1, T3 – 0,4 L ha-1; T4 – 0,6 L ha-1. Foram realizadas análises de altura de planta, massa de 1000 grãos, número de vagens por planta e produtividade. De acordo com os resultados obtidos, observa-se que para os parâmetros número de vagens por planta e produtividade não houveram diferença significativa entre os tratamentos. Para as variáveis altura de plantas e massa de 1000 grãos, a testemunha (T1) diferenciou-se dos demais tratamentos.
Palavras-chave: Adubação Foliar, Produtividade, Glycine max.
FALTA TITULO EM INGLES E AS PALAVRAS CHAVES
Abstract - The international market has a considerable Brazilian participation as a soy world exporter. What contributes for this expansion is related to the increasement of cultivated area and also better produtioty, rescelted from correct techniques of souring. The present work had the aim to evaluate the effect of leaf fertilization on the soy productioity of Paraná west region. The trial was conducted on the