Administração estrategica
Estratégia é uma corrida para uma posição ideal. ω Estratégia é a criação de uma posição exclusiva e valiosa envolvendo um conjunto de diferentes atividades.
Posição exclusiva. ω Atividades personalizadas. ω Atividades que se compatibilizam num sistema integrado. ω Tradeoffs claros. ω Continuidade de posição, mas aperfeiçoamento consistente. (Competitive Strategy, M. Porter, 1980).
O conceito de Estratégia
“Estratégia pode ser vista como um conceito multidisciplinar que abraça todas as atividades críticas de uma empresa. Proporciona um senso de unidade, direção e propósito, e também atua como elemento facilitador das mudanças necessárias provocadas pelo meio ambiente externo.(...)”.
(Has & Maluf, 1996)
Os cinco P da Estratégia
ω Estratégia como um Plano, uma intenção. ω Estratégia como uma Posição, produtos em determinados mercados. ω Estratégia como uma Perspectiva, como fazer as coisas. ω Estratégia como um Estratagema, um truque. ω Estratégia como um Padrão, consistência com o tempo.
(Mintzberg, Henry, 1998
Níveis de Estatégia
Estratégia Corporativa – onde
Estratégia Competitiva – como
Estratégia Funcional – Forma de atuação
Estratégias Deliberadas e Emergentes/Resumo
- Enquanto a estratégia se preocupa com a vantagem competitiva, seu processo de elaboração é o meio pelo qual a historio é feita.
- A comunicação com univocalidade funciona como um dispositivo de transmissão de informação
- O diálogo é a comunicação através de perspectivas diferentes com multivocalidade e é indispensável para a criação do conhecimento.
a) Temporário e multifacetado, sujeito a revisão
b) Devem expressar as suas opiniões de forma livre e sincera
c) Negar por negar, não
d) Continuidade temporal e redundante
- O risco do processo de elaboração da estratégia emergente é de uma pessoa não ser capz de captar todo o quadro
- Para serem efetivos a longo prazo, os processos de elabora