Administração de Vendas
INTRODUÇÃO
De modo geral, o Departamento de Vendas é o destaque nas empresas, pois é ele que faz a comunicação com o mercado e gera recursos.
Está diretamente associado ao Marketing por conta das suas ênfases que são a promoção, a propaganda e a venda pessoal.
Sua importância está voltada para a economia, o melhor padrão de vida, o aperfeiçoamento do produto, a manutenção da atividade empresarial e o desenvolvimento de profissionais.
Alguns fatores existentes na Administração de Vendas influenciam internamente na atividade de vendas, tais como: o composto de marketing, os recursos da companhia, a atitude da administração e a localização do departamento de vendas no organograma. Assim como existem fatores internos, logo surgem questões externas nessa mesma atividade. Dentre eles se destacam: o acirramento da concorrência, as variáveis incontroláveis, fornecedores, varejistas, intermediários, entre outros.
Logo o Departamento de Vendas, assim como todos os demais, possui suas particularidades boas e ruins que influenciam no cotidiano das organizações.
Departamento de Vendas e o Marketing
A cada dia o departamento de vendas ocupa posição de destaque nas organizações, pois a comunicação entre a empresa e o mercado, dá-se justamente por este setor, onde a promoção e a exibição do produto são inevitáveis. Torna-se tão importante que seu vínculo com o Marketing é forte, pois está diretamente inserido no composto de marketing, principalmente na promoção onde se destaca a promoção de vendas e a venda pessoal.
É necessário que haja uma “escolha de abordagem” à ser utilizada no processo de vendas, pois dependendo do produto ou serviço, podem ser enfatizadas a propaganda e a promoção, deixando a venda pessoal como item secundário, ou a venda pessoal pode ser a ênfase e as demais secundárias.
Logo, o nível de