Análise das Demonstrações Contábeis
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
TRABALHO PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
PROFESSOR WAGNER
FACEAG - UNIESP
GUARATINGUETÁ
15/05/2014
Relatório de análise de balanço
Empresa: Gafisa S.A
Efetuamos a análise das demonstrações contábeis da empresa GAFISA S.A levantados no primeiro trimestre de 2013, sob os quais aplicamos os seguintes índices:
Liquidez Corrente;
Liquidez Seca;
Liquidez Geral;
Endividamento Geral;
Imobilização do Capital Próprio;
Margem Bruta;
Margem Líquida.
Pelo índice de Liquidez Corrente, podemos constatar que a empresa analisada demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações, sendo o índice no valor de 1,214. Valores acima de 1,00 sugerem que a empresa tem ativos circulantes suficientes para honrar as dívidas de curto prazo.
Pelo índice de Liquidez Seca, podemos analisar que, da mesma forma que em relação à liquidez corrente, a empresa apresenta um bom resultado, sendo o índice no valor de 1,079, ou seja, acima 1,00, o que demonstra que mesmo descontando o estoque, o ativo circulante da Gafisa ainda é suficiente para honrar as dívidas de curto prazo com terceiros.
Analisando o Índice de Liquidez Geral, pode-se observar que a empresa não possui ativos circulantes e realizáveis a longo prazo suficientes para honrar com dívidas de curto e longo prazo. O índice ficou em 0,714, sendo que o ideal seria índice igual ou superior a 1,00, ou seja, de acordo com os valores apresentados, a cada R$ 1,00 em obrigações, a Gafisa possui aproximadamente R$ 0,71 para saudá-las.
Em relação ao Endividamento Geral, de acordo com os dados apresentados pela empresa, a Gafisa apresenta um índice de 59,80%, ou seja, a empresa financia 59,80% do ativo com capital de