administração de sistemas
BELÉM-PA
2013
1. DIAGNÓSTICO ATUAL DA EMPRESA
O Fundo de Desenvolvimento aplica recursos no estado do Pará para pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de fomentar a economia da região, ou seja, o Fundo financia os empreendimentos com prazos e taxas de juros moderados e com o retorno do capital financia novos empreendimentos. Atualmente há no Fundo um índice de inadimplência muito elevado ocasionado, segundo levantamento, muito em função de atrasos e falhas nos mecanismos utilizados nos processos de cobrança junto aos clientes.
Com o intuito de resolver esses problemas inerentes ao setor de Gestão de Cobrança apresentaremos soluções que viabilizarão a implantação e execução de um sistema voltado para otimização dos processos de emissão de cartas de cobrança. Para que seja elaborado um planejamento voltado para solucionar o problema apresentado é necessário levar em consideração a atual situação da empresa, isto é, fazer um diagnóstico e a partir deste elaborar uma solução levando em consideração os envolvidos nos processos que são: Tecnologia, Organizações e Pessoas.
No âmbito da Tecnologia se faz necessário a criação de uma integração de dados entre o fundo e o sistema de emissão de cartas que será apresentado, para que desta forma o controle dessas situações se torne automatizado. No que se refere à organização, além do investimento em tecnologia, há necessidade da adoção de novos procedimentos que estimulem uma nova forma de executar essa tarefa junto aos colaboradores o que irá reduzir tempo e proporcionar o alcance do objetivo da proposta. Em relação à pessoas, com a implantação de um novo modelo de processos, a execução das tarefas terão maior controle e eficiência, isto porque os novos procedimentos facilitarão a rotina diária do uso do sistema de cobrança permitindo uma maior agilidade no repasse e uso de informações e também a extinção de trabalho manual.
1.1