Sistemas de administração
Sistema 1 – Autoritário Coercitivo
Abaixo seguem duas simulações de diálogo de um líder que utiliza como método de administração o Sistema 1 (Autoritário Coercitivo) com um funcionário pertencente à Teoria X e o outro com a Teoria Y.
TEORIA X
(Marcelo) – Boa tarde Diretor! Você teria um minuto?
(Diretor) – Boa tarde Marcelo! Sobre o que seria?
(Marcelo) – Recebi o e-mail que o Senhor me enviou referente ao projeto que teremos de entregar na sexta-feira e de acordo com minha análise, este é um prazo muito curto.
(Diretor) – Curto??? Como assim??? Hoje ainda é terça-feira e você me fala que não temos tempo??? Considero que seria melhor você reavaliar sua análise, pois quero este projeto finalizado em minhas mãos até sexta-feira!
(Marcelo) – Senhor dependo das informações de campo para fechar o relatório do projeto, onde os técnicos me informarão que apenas poderão me passar tais dados na quinta-feira, após o meu horário de expediente, onde já possuo compromisso!
(Diretor) – Ok Marcelo! Compreendi. Creio que você terá de fazer uma escolha então, pois preciso deste trabalho para sexta-feira, uma vez que terei de apresentá-lo diretamente ao presidente desta empresa, ou melhor, o meu chefe!
(Marcelo) – Esta bem Diretor, entendi a gravidade da situação. Entretanto gostaria apenas de certificar-me de que estarei recebendo o meu bônus pelas horas que trabalharei a mais e pela entrega do projeto, uma vez que terei de desmarcar meus compromissos devido à urgência de sua solicitação.
(Diretor) – Marcelo quanto a esta questão fique tranquilo, pois receberá tudo o que tiver direito. Mas o foco deve ser na entrega do projeto no prazo combinado e não em benefícios, uma vez que a empresa já lhe fornece todo o “suporte” para que realize seu trabalho sem se preocupar com isto. Enfim, creio que nossa conversa foi produtiva e gostaria que me mantivesse informado sobre a evolução de nosso projeto, entendido?
(Marcelo) – Sim Senhor! Até logo!