Administração de sistemas
Administração de sistemas tem como premissas a definição de metas, a geração criativa de soluções alternativas e a coordenação e o controle das diversas tarefas necessárias para criar-se um sistema complexo.
O segredo da AS é definir e analisar o sistema total com detalhe suficiente (sem exageros para mais ou menos) para poder providenciar instruções para sua construção, e estabelecer um sistema de gerenciamento para assegurar que todas as atividades necessárias estão coordenadas e de acordo com os cronogramas.
TECNOLOGIA DE GESTÃO (2 slides) é o conjunto de atividades e projetos criados com recursos de computação ou não objetivando alinhar a TI (Tecnologia da informação) às estratégias do negócio. Até pouco tempo atrás, os recursos computacionais eram utilizados como apoio as tarefas executadas e funcionavam de forma marginal as estratégias corporativas, no entanto, a forte concorrência empresarial, causada principalmente pela globalização, obrigou as empresas a se adequarem as grandes mudanças econômicas e sociais tendo que lidar com a tomada de decisões rápidas e mais confiáveis. Nesse contexto a tecnologia da informação passou a ser vista como oportunidade de negócio se transformando em um valioso recurso estratégico, devendo assim ser gerida de forma adequada trabalhando sempre alinhada com os objetivos da empresa.
EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO (1 slide)
TAYLOR E FAYOL – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
MAX WEBER – BUROCRACIA