Administração de recursos materiais e patrimônio
A Organização ou o Sistema- Empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos visando ao alcance dos objetivos estabelecidos.
A Administração de Matérias é um sub-sistema do Sistema - Empresa. Seu enfoque fundamental é determinar o quê, quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até seu consumo final - para repor o estoque. Atingir o equilíbrio Ideal entre estoque e consumo é meta primordial, portanto, deve existir uma integração das atividades como, Compras, Recepção e Estocagem desses materiais, com o Sistema de Abastecimento, que juntamente com outros componentes do Sistema necessitam de uma coordenação específica de forma a permitir a racionalização de sua manipulação.
Logo, a Administração de materiais tem como finalidade gerir e coordenar esse aglomerado de atividades, insumos materiais e estabelecer normas, critérios e rotinas operacionais de modo que tudo funcione regularmente.
Para a consecução dos objetivos, o Administrador de Materiais deve ter como um dos principais enfoques:
1 - A Administração de Recursos, que é em grande parte baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos);
2 - Sistema de Controle de Informações, pois sua utilização correta leva a uma melhoria de produtividade através da distribuição de informações, integrando gestores, funcionários, clientes, fornecedores e setores da empresa envolvidos com seu abastecimento, como:
• Informações para os usuários;
• Informações para a gestão;
• Informações para compras;
• Informações para o almoxarifado;
• Informações para i inventário.
3 - Processo, que coleta, organiza e dissemina informações tecnológica, com uma rede estabelecida para comunicar tecnologias recém-identificadas.
Utilizando bem esses recursos, informações e pessoas o Administrador de