Oligopolio
No oligopólio as parcelas de mercado de um determinado produto ou serviço são detidas com uma oferta massiva gerando uma espécie de concorrência muitas vezes desleal já que como o próprio termo indica, o controle desses produtos ou serviços está na mão de poucos e com isso podem usar e abusar nas formas nas quais são controlados os preços e a forma de aquisição dos mesmos. Neste tipo de mercado, mesmo sendo tão restrito, existe uma espécie de concorrência, porém vale ressaltar que devido ao controle da produção, geralmente inferiores à demanda, os preços são geralmente mais elevados.
Este tipo de trama empresarial, no que se refere aos consumidores, é prejudicial, já que complica e gera dificuldades na participação de outras empresas de um determinado setor da economia dificultando a livre concorrência e elevando os preços.
Para entender melhor o significado do termo oligopólio deve-se levar em consideração que neste tipo de mercado o número de participantes é reduzido e entre eles existe comunicação e cada um sabe exatamente das ações dos outros, ou seja, se um oligopolista toma uma determinada decisão, os outros podem ver suas decisões comprometidas posto que devam seguir as mesmas pautas formando assim uma espécie de cartel. O aproveitamento de uma posição privilegiada é usado sempre para manter preços elevados mesmo que a produção seja inferior. Existe, neste tipo de mercado, colaboração mútua que visualiza a manutenção do poder e pretende eliminar a livre concorrência.
A chamada Teoria dos Jogos,