O que é Oligopólio?
Um mercado controlado por um punhado de empresas é conhecido como um oligopólio. Por exemplo, até o início de 2011, a maioria dos computadores desktop (de mesa) vendidos continham o sistema operacional Windows da Microsoft ou o Mac da Apple. Outro exemplo são as empresas aéreas Boeing e Airbus, que dominaram o mercado de aviões de longas distâncias. No oligopólio, ao contrário de um monopólio, onde uma empresa domina um mercado, as estratégias de marketing e operacionais das empresas estão interconectadas.
Características
As características dos oligopólios incluem barreiras à entrada nesse segmento, um número limitado de empresas e do poder de definir preços. As barreiras incluem o tamanho, a complexidade dos produtos, custos iniciais elevados, a legislação vigente e a capacidade limitada de distribuição. Por exemplo, é difícil e caro construir um avião ou fazer com que os usuários migrem suas aplicações e programas atuais para um novo sistema operacional. Quando um número limitado de empresas operam em um mercado, elas podem aumentar os valores, repassando o custo das matérias-primas, dentre outros, para os seus consumidores, mantendo ou até mesmo aumentando as margens de lucro.
Comportamento
A quantidade de empresas em um mercado afeta o comportamento de cada uma delas. Em um oligopólio, o aumento das vendas de uma empresa causa impacto sobre as outras. Por exemplo, se uma empresa aumenta as vendas sem modificar os preços, as vendas das outras empresas são geralmente reduzidas. Se as vendas aumentam devido a descontos e outras promoções, é possível que a demanda aumente porque mais compradores vêm atraídos pelos preços mais baixos. Essas promoções também podem tirar participação de mercado das outras empresas que serão, então, forçadas a responder, reduzindo os preços, aumentando os esforços promocionais ou cortando gastos para manter os lucros.
Preço
Uma guerra de preços em um oligopólio não ajuda a ninguém, pois reduz o preço