Oligopólio
Oligopólio de origem grega é formada por dois conceitos: oligo (“poucos”) e polio (“vendedor”). Por isso, oligopólio significa precisamente “poucos vendedores”. O oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, pois o mercado é dominfado por um número pequenos de empresas, podemos distinguir dois tipos de oligopólio: o oligopólio com produto homogêneo, onde as empresas produzem produtos que não são diferenciados por seus compradores de modo que o preço será o único fator a influenciar a decisão da compra exemplos de oligopólio com produtos homogêneos podem ser encontrados na indústria de cimento, de alumínio, cobre, aço, etc, e o oligopólio com diferenciação do produto, em que grupos de compradores podem ter preferências pelo produto de determinada firma, podemos citar a indústria automobilística e de cigarros, cujos produtos, embora semelhantes, não são idênticos ( o carro Vectra é diferente do Gol e o cigarro Marlboro é diferente do free, e assim por diante ). A administração de uma empresa oligopolista é complexa e cautelosa pois as decisões relativas a preços, investimentos e propagandas envolvem importantes considerações estratégicas, considerando que que suas ações afetaram as empresas rivais.
EQUILIBRIO NO MERCADO OLIGOPOLISTA
Equilíbrio de Nash: Cada empresa está fazendo o melhor que pode em função daquilo que os concorrentes estão fazendo. Uma vez que a empresa estará fazendo o melhor que pode, em função de que os concorrentes estejam fazendo, é natural que se suponha que os concorrentes farão o melhor que podem em função do que a própria empresa esteja fazendo. Cada empresa, então, leva em consideração o que estão fazendo os concorrentes, e pressupõe que eles façam o mesmo.
MODELO DE COURNOT A essência do modelo de Cournot é que ao decidir quanto produzir, cada empresa considera fixo o nível de produção de sua concorrente.
Considerando o duopólio um oligopólio com apenas duas firmas, temos