oligopolio
Introdução 2
1.0 Definição 3
2.0 Mercados Oligopolistas 3
3.0 Tipos de oligopólio 4
3.1 Formações de Cartéis: 4
3.1.1 Oligopólios sem Cartel 4
3.2 Trust 4
3.3 Holding 5
3.4Conglomerado 5
4.0 Lucros do Mercado Oligopolista 5
5.0 Luta contra o oligopólio: 6
5.1 Do ponto de vista dos consumidores 6
5.2 Do ponto de vista do governo 6
6.0 Exemplos de oligopólios 7
Conclusão 9
8.0 Bibliografia 10
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar o conceito fundamental de oligopólio, classificado como um tipo de concorrência imperfeita. Vamos apresentar também classificações de oligopólio. E por fim, apresentaremos casos bem conhecidos de oligopólio existentes em nossas vidas cotidianas.
1.0 Definição
Oligopólio é um termo utilizado em economia que é derivado do grego, onde oligo significa poucos e polens significa vender, significando “poucos para vender”. Este termo corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas que dominam o comércio de um determinado produto ou serviço, de tal forma que uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
2.0 Mercados Oligopolistas
Um oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato do mercado ser dominado por um número reduzido de empresas. Tendo em conta que há poucos participantes/fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado. No oligopólio, cada membro está sempre a par das ações dos outros, por isso, as decisões de um empresário acabam por comprometer as decisões dos restantes, isso os torna sensíveis a mudanças de preço no mercado. Logo eles aproveitam a sua posição de privilégio para fixar preços mais altos e produzindo em menor quantidade; Para evitar atritos entre si, preferem “colaborar” uns com os outros para evitando competição, isso faz com que surja o que