Oligopólio
1. INTRODUÇÃO
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios. Existem quatro tipos de mercado: competição perfeita, monopólio, oligopólio e competição monopolística. Este sistema de estrutura de mercado baseia-se em duas dimensões: 1) O número de produtos no mercado (um só, alguns poucos ou muitos); 2) Se os bens ofertados são idênticos ou diferenciados1.
Dizemos que um mercado apresenta uma estrutura em concorrência perfeita quando: existe um grande número de produtores; os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si; existe um grande número de compradores, completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores; e a entrada e a saída de firmas no mercado são livres.
No monopólio um único produtor vende um produto único, sem diferenciação. Já no oligopólio existem alguns produtores, porém não um número muito grande. Os oligopolistas vendem produtos que podem ser idênticos ou diferenciados. Na competição monopolista há muitos produtores, cada um vendendo um produto diferenciado.
Este trabalho tem como objetivo conceituar, analisar e exemplificar mercado oligopolista.
_________________________________________________________________________________
1 – Bens diferenciados são bens que são diferentes, mas que os consumidores consideram até certo ponto substituíves.
2. OLIGOPÓLIO
Oligopólio é uma forma de mercado onde existem poucos vendedores, diante de um grande número de compradores, de forma que os vendedores exercem grande controle sobre os preços dos produtos. Outros pressupostos a serem considerados nesta modalidade de mercado são:
Pequeno número de firmas de grande porte, com poder de influenciar o mercado (preços);
Produtos homogêneos e heterogêneos;
Preço