Comunhao reparadora
Você conhece a "prática das primeiras sextas-feiras do mês", própria da Associação da Igreja chamada Apostolado da Oração (AO)? De acordo com o Secretário Nacional do AO, Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, nessas datas, os Associados fazem a comunhão reparadora em devoção ao Coração de Jesus.
Jesus revelou 12 promessas a Santa Margarida Maria Alacoque. Na 12ª, conhecida como "A grande promessa", Ele diz: "Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comungarem durante nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas a graça da penitência final: não hão de morrer em meu desagrado, nem sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquela última hora"*. Assim, os devotos têm a garantia de não morrer sem o auxílio da misericórdia de Deus.
Uma queixa do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria foi a seguinte: "Eis o Coração que tanto amou os homens... e não recebo da maior parte deles senão ingratidões e desprezos". Desse modo, Jesus pede reparação e amor à Eucaristia**. O verdadeiro sentido da reparação, segundo Bento XVI, é restaurar a obra danificada da Igreja, ou, nas palavras de João Paulo II, é edificar a civilização do Coração de Cristo sobre as ruínas acumuladas pelo ódio e pela violência.
A comunhão reparadora é, portanto, um ato fundamental na devoção ao Sagrado Coração. Conforme a grande promessa, a primeira sexta-feira do mês é dedicada a Esse Coração Santo, por isso o Apostolado da Oração recebe a comunhão com a intenção de reparar e honrar o Coração de Jesus.Venha fazer essa experiência: Missa do Sagrado Coração de Jesus, na 1ª sexta-feira do mês, dia: 4 de abril, às 19h00, na matriz Bom Jesus dos Migrantes.
* Pe. Joãozinho, SCJ, As 12 promessas do Coração de Jesus, São Paulo, Loyola, 2010.
** Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas, São Paulo, Loyola,