Oligopólio
O estudo da microeconomia introduz conceitos importantes aos estudantes de administração, como as análises de demanda e oferta, o conceito e aplicação das elasticidades e as acepções do equilíbrio de mercado, por exemplo. Estudar as estruturas de mercado dá maior sentido a todo o aprendizado adquirido, uma vez que, conhecer sobre demanda, oferta e elasticidade dará amparo à compreensão das demais estruturas.
O que irá caracterizar uma organização dentre as diferentes estruturas de mercado apresentadas serão variáveis como a quantidade de organizações produtoras, a existência de barreiras ao ingresso de novas empresas e o diferencial do elemento produzido e/ou serviço prestado. No mercado oligopolista, objeto de análise deste trabalho, pode haver tanto poucas empresas dominando o mercado, quanto poucas empresas que dominam um setor com muitas empresas.
Vários podem ser os objetivos de uma organização no mercado em que está inserida. Algumas empresas propõem-se a maximizar seus lucros, enquanto outras preferem maximizar participação no mercado ou a margem de ganho sobre os custos. Esses objetivos tanto definem a estrutura de mercado a que a organização pertence, assim como influenciará a formação de seus preços.
Independente da estrutura a que se pertença, o fato é que os produtores sempre estão à busca de ampliar os seus lucros, através de mecanismos dos mais variados tipos. Alguns investem alto em técnicas de ponta enquanto outros enfatizam mais o emprego de mão-de-obra qualificada. Os investimentos realizados pelos produtores, quaisquer que sejam os instrumentos em que eles invistam, são indispensáveis no processo de totalização dos custos.
O emprego, por parte da organização, de uma das modalidades de cálculo, na estrutura oligopolista, irá retornar ou a maximização dos lucros ou a maximização de mark-up (margem sobre os custos). No primeiro caso, quando a receita for maior que o custo, o lucro estará aumentando; em contrapartida, sendo