Inicialização cientifica
APRENDER A APRENDER
Pesquisar - do Latim perquierere pesquisar significa buscar com cuidado, procurar por toda a parte, informar-se, inquirir, perguntar, indagar profunda-mente, aprofundar.
Daí poder definir-se a pesquisa, com L. Rampazzo, como “um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento”1.
Pensar, por sua vez, vem de pesar, aferir o peso de algo, perceber sua pres-são, sua energia interna e a energia necessária para mudar sua posição. Ca-racterística fundamental do pensar é a abertura ao que está aí e merece ser pensado (Heidegger). É dar a palavra ao ser, da mesma forma como a poesia lhe dá um nome, no agradecimento que brota da vítima ou da oferta.
Por trabalho científico entende-se um texto elaborado em vista da comunica-ção dos resultados atingidos e da comprovação metodológica e argumentativa de uma pesquisa.
Expressa um momento público da ciência e deve ser visto cada vez mais como parte dos estudos em qualquer nível.
Pode tratar-se de um estudo original de um assunto ou um exercício colabora-tivo num projeto mais amplo de pesquisa.
Desse ponto de vista, trabalhos diferentes no tocante à originalidade, mas par-ticipam, cada um a seu modo, na produção de conhecimento.
Tipos de Conhecimentos
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fe-nômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie hu-mana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação