Brochamento
revisão 6
111
Parte 3 Operação de Brochamento
3.1 - Introdução
A operação de brochamento, brocheamento ou brochagem consiste do arranque de material da peça por uma sucessão progressiva e linear de gumes de corte. A ferramenta é denominada brocha. A máquina que executa esta operação é denominada brochadeira ou brochadora. É uma operação voltada para a produção de grandes lotes pois cada operação exige o projeto e a execução de uma ferramenta própria, complexa e de alto custo.
3.2 – Brochadeiras
As brochadeiras consistem basicamente de um mecanismo capaz de produzir o movimento relativo entre a ferramenta e a peça, que normalmente é linear. A grande maioria das máquinas são acionadas hidraulicamente devido a grande força necessária. Pode-se ter máquinas verticais, como a apresentada na figura 3.1, que ocupam menos espaço e que normalmente trabalham com compressão da ferramenta. Algumas máquinas trabalham com compressão e tração simultaneamente.
Figura 3.1 – Brochadeira vertical.
As máquinas horizontais, como a representada pela figura 3.2, são mais utilizadas pois torna viável o uso de longas ferramentas, o que traz vantagens em termos de produtividade. Normalmente trabalha apenas com força de tração na ferramenta.
revisão 6
112
Figura 3.2 – Brochadeira horizontal.
Em alguns casos faz-se necessário o giro da ferramenta durante o movimento de usinagem para se obter o brochamento helicoidal, cuja aparência pode ser observada na figura 3.3. Nestes casos a brochadeira horizontal é quase sempre a única opção.
Figura 3.3 – Peça realizada com brochamento helicoidal.
Para ângulos de hélice pequenos (até 20º) a rotação da ferramenta é assegurada pelo próprio conjugado produzido pela ação da força de corte, sem perigo de danificar a ferramenta ou a peça. Este é o brochamento helicoidal comum. Quando o ângulo da hélice é superior a 20º, o movimento de rotação deve ser comandado pela montagem de