Brochamento
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
- BROCHAMENTO
pag. 2
BROCHAMENTO
BROCHAMENTO é um processo de usinagem onde o movimento de corte é linear. A ferramenta possui multiplos dentes com altura crescente, dispostos em série cada um cortando uma profundidade pi. A ferramenta tem um comprimento grande podendo ser forçada por tração ou compressão dentro ou fora da peça. A operaçao consiste em remover cavaco de um material com a finalidade de construir superficies planas retilineas ou com uma determinada forma internamente ou externamente a uma peça. Apresentamos abaixo algumas operações com brochas: Brochas O brochamento pode ser interno com a ferramenta atuando em um furo executado anteriormente na peça ou externamente com a ferramenta atuando na periferia da peça. As penetrações de avanço (asf) são da ordem de 0,06 a 0,15 mm de modo que as espessuras maiores resultam em um número elevado de dentes em série tendo portanto a necessidade de máquinas com um curso elevado.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
- BROCHAMENTO
pag. 3
Para o brochamento interno é necessário que a péça possua um furo previo obtido por fundição, furação ou torneamento com as dimensões para a inserção da brocha. A superficie a ser brochada deve ser paralela ao movimenmto de corte e nada deve bloquear a passagem da brocha. Furos cegos podem ser brochados desde que tenham excesso de comprimento para alojamento do cavaco. Exemplo e dimensões de uma brocha para internos:
Podemos tambem executar o brochamento helicoidal onde a máquina deve prover o movimento giratório da brocha. Como toda operação de usinagem o brochamento é executado em desbaste e depois em acabamento. O desenho da brocha acima é provida de dentes de desbaste, acabamento e possui tambem dentes de reserva para garantir que a brocha tenha uma vida após algumas afiaçóes.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Formas para brochamento interno:
- BROCHAMENTO
pag. 4
Formas para brochamento externo:
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO