Psicologia humana
Quando a Educação se dá pelo Mito
O ser humano evoluiu pelo trabalho e desenvolveu ideias, valores e crenças sobre seu modo de vida. Não apenas trabalhou, mas refletiu sobre sua representação do mundo. Conhecimentos adquiridos foram transmitidos (hábitos, crenças e técnicas) de modo informal e atingiram a todos.
1
Paulo Meksenas
2
Família, Trabalho e Lazer processo educativo informal.
Nas tribos indígenas, os aprendizes buscam seu aprendizado no cotidiano: todos aprendem e todos ensinam! Aprender (e ensinar) está ligado às necessidades do grupo social.
3
E O MITO?
Explica o modo de vida de um povo (lendas, crenças, rituais) através da fé. O entendimento do mundo se dá pela emoção, pelo sentimento que explicam a ordem das coisas. O mito é educativo pois fixa normas sociais, cria comportamentos individuais que orientam a vida em grupo.
4
Consciência Mítica e Consciência Filosófica Como o mito não explica tudo, surge a necessidade de uma explicação racional que questiona o mundo. O mito aceita o mundo como ele é; a Filosofia questiona e procura modificar a ordem das coisas.
5
Grécia (300 a.C.)
Desejo de entender o mundo de forma racional questionando as antigas certezas na busca de novas certezas. Sociedade dividida em classes: Escravos: trabalham, geram riquezas e são governados; Senhores: usufruem da riqueza gerada pelos que trabalham e governam.
6
Saber hierarquizado
Filósofos: podem saber muito; Senhores: podem saber pouco; Escravos: não devem saber nada. A Educação não é mais a mesma para todos!
7
Quanto mais complexa é a sociedade... ...maior é a divisão entre os que podem aprender e os que não podem.
Educação do senhor: aprende a mandar; Educação do escravo: aprende a obedecer.
8
Continua assim?
Consciência Filosófica e Consciência Científica
Século XVII não só questionar a natureza, mas como utilizá-la. Nasce a Ciência que procura usar a natureza e interpretar o mundo para