Acessibilidade
1 – Introdução 3
2 - Objetivos 4
3 - Metodologia 5
7 - Discussão 6
7 - Conclusão 7
8 - Referências Bibliográficas 8
1 – Introdução
A atividade física vem recebendo destaque na promoção da saúde e qualidade de vida, e as discussões sobre a temática da inclusão de pessoas com alguma necessidade especial já acontecem há algum tempo e percebe-se que grande parte destas pessoas, não freqüenta academias por incapacidade, mas sim, devido à falta de acessibilidade.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, de acordo com a Norma Brasileira (NBR) 9050/04 (ABNT, 2004), define acessibilidade como a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”. Acessível seria o “espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa, inclusive aquelas com mobilidade reduzida”. Classifica o termo adaptado como o “espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis”. E por fim, define o termo adequado como o “espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis”.
2 - Objetivos
Esse trabalho visa analisar academias quanto à inserção de pessoas com necessidades especiais, disposição de espaços adequados quanto à norma de acessibilidade e a busca por atividades adaptadas a esse público específico.
3 - Metodologia
Foram visitadas academias na cidade de Natal-RN, João Câmara – RN, onde as mesmas foram analisadas quanto ao quesito de acessibilidade para