Psicologia das relações humanas
Os conhecimentos produzidos pela Psicologia e a complexidade e capacidade de transformação do ser humano, acabaram por ampliar em grande medida sua área de atuação, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.
O estado psicológico humano é fundamental para desfrutar do bem individual, e por conseqüência, o bem comum. Assim, a psicologia busca permanentemente métodos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional dos indivíduos e sua interação social.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Primeira idade(0 aos 20/25 anos) – alicerces da personalidade. Desenvolvimento físico e constituição dos parâmetros de relacionamentos sociais - Condição de filho.
INFÂNCIA * Bebê- até os 3 anos de idade: EGOCÊNTRICO - NECESSIDADE = DEPENDÊNCIA TOTAL
* 3 aos 7 anos: ANTI-SOCIAL (meu) - NECESSIDADE = POSSE
PUBERDADE * 7 aos 9 anos: clube do bolinha e da luluzinha – NECESSIDADE = MOVIMENTO, BRINQUEDO
* 9 aos 13 anos: primeiros contatos sociais c/ sexo oposto – NECESSIDADE = CONTATOS, AMIZADES
ADOLESCÊNCIA * 13 aos 19 anos: despersonalização (grupo) - NECESSIDADE = SEXUALIDADE, AVENTURAS, REBELDIA
ADULTO JOVEM * 20 aos 25 anos: inicio da individualização e maturidade – NECESSIDADE = INDEPENDÊNCIA E RECONHECIMENTO
Segunda idade (25 aos 65 anos) - Idade adulta. Afirmação da sua própria personalidade: indivíduo /profissional/ casal/ maternidade/paternidade - NECESSIDADE = AUTO REALIZAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR, SOCIAL
Terceira idade ( 65 anos...) – NECESSIDADE = QUALIDADE DE VIDA. Fase da tranqüilidade, lazer, qualidade de vida aumentada (quando há saúde