Psicologia das relações humanas
De acordo com as leituras que foram propostas trataremos do cenário profissional desde ao surgimento das organizações até seus pontos fortes e fracos, mostrando que com a evolução da tecnologia as empresas passaram a trabalhar com mais rapidez, porém danos devido a interação homem e
Tecnologia foram observados com muito mais frequência para os humanos, trazendo consigo problemas como: Estresse físico e mental, falta de tempo para a família e lazer entre outras.
As empresas percebendo essas mudanças tiveram que adequar-se o avanço da tecnologia ao seu quadro de funcionários, buscando assim trabalhar também o lado pessoal de seus colaboradores.
Visão do Homem.
Paradigma como uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo numa determinada época. O primeiro paradigma, Teocêntrico, perdurou do século V, com Santo Agostinho até o século XV aproximadamente, e o enfoque predominante era na fé,dada pela graça de Deus ao homem. O homem era considerado passivo e guiado por forças invisíveis sem autonomia e liberdade de ação. Tudo era determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana que dominava os mundos espacial e temporal. A partir do século XVII, o paradigma Antropocêntrico entra em cena, privilegiando a razão como a suprema força de todo conhecimento. O Racionalismo Moderno definiu que a razão é responsável por todo conhecimento humano, inclusive o da própria autoconsciência. A partir daí surgiu um novo homem, não mais guiado pela fé, e sim racional, e as emoções continuavam bloqueadas, dando lugar à frieza no trato relacional.
Em 1990, já no despertar do século XX, surgiram dois engenheiros que desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros na sistematização da Administração, com base na visão antropocêntrica do mundo. Um era americano, Frederick Winslow Taylor que desenvolveu a chamada Escola da Administração