Recursos materiais e patrimoniais
Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas diretas ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bem tangíveis quanto na prestação de serviços. As empresas precisam e têm à sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiro, humanos e tecnológicos.
RECURSOS
Materiais
Patrimoniais
Capital
Humanos
Tecnológicos
Figura 1.1 Recursos à disposição da empresa
A administração de recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
Clientes
Sinal de Demanda
Transporte
Expedição
Identif. Fornecedor
Armaz. Prod. Acabado
Comprar Materiais
Movimentação Interna
Transportar
Receb. de Armazenagem
A administração de recursos patrimoniais trata da sequência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com a sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.
2. Fatores de Produção
É importantíssimo que desde já definamos o que vem a ser recursos. Recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. Dessa forma, os clássicos fatores de produção – capital, terra (ou natureza) e trabalho – são recursos e, como tal, devem ser administrado.
1
Assim, um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se em um produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação.
As pessoas que trabalham