Persiana elétrica
Bruno Almeida, Filipe de Souza Leal, Jean, Marcos Bréder.
Programa de Graduação em Engenharia Elétrica – Persiana Automatizada UNI-BH
Belo Horizonte, MG (Novembro de 2012).
bruno17_engenharia@hotmail.com, filipeleal3@gmail.com, jeanlouisilva@hotmail.com, mdallavenezia@gmail.com Resumo – Neste projeto é apresentada uma proposta de automação de persianas residenciais controlada por luminosidade. A maneira escolhida para essa automação foi o controle de um motor por meio de um microcontrolador, que recebe informação de um sensor de luminosidade, o sensor utilizado é um LDR (Light Dependent Resistor). O projeto tem a função de abrir a persiana com a ausência de luz, fechar a persiana com a presença de luz e regular a angulação de acordo com a incidência da luz. Também foi desenvolvida uma maneira de acionar a abertura e o fechamento da persiana por meio de bo tões. Para o funcionamento do sistema é utilizado um motor do tipo unipolar de imã permanente que será controlado por um microcontrolador.
Palavras Chave: Motor, microcontrolador, sensor de luminosidade, automação, LDR.
1 Introdução
Uma persiana funciona com uma mola que é controlada por uma lingueta e uma pequena alavanca de retenção. A Persiana automatizada vai fazer com que os usuários não tenham que se preocupar com a incidência de sol em seus pertences, pois caso haja necessidade, o usuário pode acionar essa funcionalidade e caso não tenha problema co m a incidência de sol ele pode desativar.
Sem a persiana o proprietário poderá sofrer prejuízos como o de uma televisão de LCD queimada, tendo que pagar uma bagatela de mais de mil reais para adquirir uma nova, pois muitas vezes o conserto da televisão sai muito caro.
O Principio de funcionamento consiste de traduzir a rotina manual em um sistema lógico eletrônico que face ao comando da luz realize os movimentos motorizados de abertura e fechamento de uma cortina .
Para compor a lógica de operação nos valemos