Analise e desenvolvimento de sistemas
A Internet distribui, através de seus servidores, uma grande variedade de documentos, entre os quais estão os que formam a arquitetura World Wide Web. Trata-se de uma infinita quantidade de documentos hipermídia (hipertexto e multimídia) que qualquer usuário da rede pode acessar para consulta e que, normalmente, tem ligação com outros serviços da Internet. Estes documentos são os que têm facilitado a utilização em larga escala da Internet em todo mundo, visto que por meio deles qualquer usuário com um mínimo de conhecimento de informática, pode acessar à rede. Esta carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
Para resumir o funcionamento da internet, vamos falar de dois componentes, Hardware e Protocolos.
O hardware, inclui tudo , dos cabos que carregam os terabits de informação aos dispositivos que são utilizados para receber a informação, exemplo, computadores. Nesta categoria, estão inclusos também roteadores, servidores, torres de Telefonia celular, satélites, rádios, smartphones entre outros que juntos criam a rede das redes. 11
Os pontos finais clientes estão os dispositivos usados para navegar, receber informações, que são os computadores, smartphones , tablets, entre outros.
As máquinas que armazenam a informação são os servidores. Os outros elementos são “nós” que servem como ponto de conexão ao longo de uma rota de tráfego, que são os cabos, fibras óticas ou sinais de satélites.
De nada adiantaria os Hardwares sem os protocolos. As máquinas seriam incapazes de entender umas às outras ou mesmo enviar informação de forma inteligível.
Os protocolos criam uma estrutura dentro da qual todos os dispositivos devem operar para ser parte da internet. Os dois mais importantes são os protocolos