Administração
Os estudos de Ludwig Von Bertalanffy (criador da teoria geral dos sistemas) permitiram compreender o fato de todas as áreas do conhecimento possuírem sistemas e que tais sistemas possuem características, regras e normas
(leis), independentemente da área das ciências em que se encontram.
Um sistema pode ser entendido como um conjunto de elementos de uma mesma espécie que constituem um corpo (grupamento) intimamente relacionado. Ou, ainda, como um conjunto de elementos interagentes, interatuantes, interdependentes e que se inter-relacionam para atingir um objetivo comum.
Para nossos objetivos, vamos assumir que um sistema é um conjunto de partes interdependentes, interatuantes e interagentes que, combinadas, atuam sinergicamente sobre entradas produzindo as saídas desejadas.
Como todas as demais áreas organizacionais, a administração de materiais também funciona como um sistema, com suas funções e processos próprios, para garantir o atingimento dos seus objetivos e, com isso, contribuir para que se atinjam os objetivos organizacionais. Neste capítulo vamos ver como o sistema administração de materiais funciona.
Funções componentes de um sistema de administração de materiais
A administração de materiais implica um conjunto de atividades coordenadas, de forma que possibilite ao administrador manter uma sintonia perfeita entre a produção e os setores de apoio, além de possibilitar resultados econômico-financeiros compensadores.
Tais atividades coordenadas compreendem desde a previsão do material
(em relação ao tipo, quantidade, qualidade etc.), aquisição (compras), inspeção e recebimento, armazenamento, fornecimento aos setores da produção, acompanhamento das modificações nos estoques, reaprovisionamento, controle dos materiais estocados, conservação do material armazenado,
Administração de Material e Patrimônio
além de inúmeras outras atividades que visam garantir a existência contínua