ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
O objetivo deste capítulo é apresentar o conceito de administração de materiais e sua evolução ao longo do tempo, como forma de estabelecer as bases para a aprendizagem desse conteúdo tão importante para a formação do administrador.
A administração de materiais é de vital importância para a redução de custos e aprimoramento dos processos produtivos, quando corretamente compreendida e desempenhada. Analisando-se os balanços das organizações é possível perceber que os investimentos em estoques representam uma média de 1/3 dos ativos totais das empresas. Isso significa que é fundamental gerenciar adequadamente os materiais que são utilizados nos processos produtivos.
Considerações iniciais
Fornecedores
Recursos de entrada
Processamento dos recursos
Financeiros
Materiais
Humanos
Energéticos
Tecnológicos
Equipamentos
Recursos de saída
Clientes
Juros/Lucros
Processos administrativos
Produtos
Processos operacionais
Salários
Processos tecnológicos
Serviços
Outros processos
Marcas/Patentes
Etc.
Figura 1 – A dinâmica do funcionamento organizacional.
Etc.
O autor.
Essencialmente, a atividade administrativa implica o processo de transformação de recursos de entrada em recursos de saída, conforme se visualiza na figura a seguir:
Administração de Material e Patrimônio
Os recursos de entrada são obtidos junto a fornecedores, e podem ser ordenados em grupos principais: recursos financeiros; recursos materiais; recursos humanos; recursos energéticos; recursos tecnológicos; equipamentos; facilidades1 etc.
1
Do inglês facilities, para significar todos os recursos adicionais necessários aos processos produtivos, como: instalações de ar comprimido, instalações elétricas, de gás etc.
A organização agrupa esses recursos e, utilizando-se de processos internos, os transforma em recursos de saída, destinados aos seus clientes. Isso implica que os recursos