Administração de materiais
Administração de materiais é um conjunto de atividades com a finalidade a assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço. A área de materiais é de grande importância, pois qualquer atividade dentro da indústria necessita de algum tipo de material.
As principais atribuições da administração de materiais são: Administração de Estoque; Administração de Compras e Administração Física.
A administração de estoque é divida em: Gestão estoques; lassificação de material; Cadastro de fornecedores; Aquisição; Diligenciamento; Movimentação de material; Armazenagem; Inspeção de recebimento; Transporte de material; Alienação de material; Padronização e normalização de material. * Gestão de Estoques: responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação de compra de material. * Classificação de Material: responsável pela identificação (especificação), codificação e cadastramento de todos os materiais. * Cadastro de Fornecedores: encarregado da pesquisa de mercado e do cadastramento dos fornecedores. * Aquisição: responsável pela gestão, negociação e contratação de compras de material através do processo de licitação. * Diligenciamento: responsável pelo acompanhamento do fornecimento de compras. Movimentação de Materiais: responsável pela seleção de equipamentos e formas de movimentação de materiais dentro da empresa. * Armazenagem: encarregado pela gestão física dos materiais, compreendendo a guarda, preservação, embalagem, expedição e recepção dos materiais. * Inspeção de Recebimento: encarregado da verificação física e documental do recebimento de material, podendo verificar os atributos qualitativos exigidos pela empresa. * Transporte de Material: se responsabiliza pela política e execução do transporte e distribuição de material