Esparta e atenas
Os atenienses levavam vantagem quanto a localização geográfica , que possibilitava
maior comércio pelo mar principalmente com a Ásia.
Já em Esparta , devido a não aceitação de estrangeiros e com um grande número de terras férteis, era basicamente tida como agricultura para consumo restrito na cidade.
Esparta tinha como base de seu pensamento a guerra , quase como uma vocação.a educação espartana visava a formação de bons soldados e cidadãos leais , pregando a preparação física e militar.a partir dos sete anos os meninos eram entregues ao estado , que os preparavam para serem soldados leais , ppreparados física e mentalmente para suportar cansaço e torturas.
Dois reis a governavam ,( diarquia), um para assuntos políticos , outro para religiosos.
A estrtutura era hierarquizada , com os espartanos no topo, logo aspós vinham os periecos , que eram os comerciamtes e artesãos e não tinham direitos políticos.e por último os hilotas , que formavam a maioria da população e eram tidos como escravos , chegando ao ponto de sofrerem massacres para constituir o equilíbrio populaciomnal.
As mulheres que também recebiam treinamento rigorozo desde a infância , administravam a casa com os maridos, e podiam praticar ginástica e participar de jogos.
Atenas
Atenas tinha o solo pouco fértil , o que fez que a polulação se voltasse para o comércio marítimo, o que também propiciava junto com os bens vendidos e adquiridos também chegassem inflUências externas. Apesar de sofrer com todos os tipos de regimes desde de a tirania a democracia , Atenas desenvolveu uma extraordinária cultura , talves também levada pelas influências trazidas com o comércio exterior.
Para serem cidadãos etenienses , somente os nascidos de pai e mãe atenienses, do contrário eram postyos de lado , junto com as mulheres e não gozavam de participação na vida plitica. Ao contrário de Esparta , as