Atenas e esparta
Quais as principais diferenças entre o desenvolvimento e a formação das póleis de Atenas e Esparta?
Quais os principais elementos que compunham as antigas póleis gregas? Atualmente tais elementos têm a mesma força? Como esses elementos se manifestam na sociedade atual?
1)
Pólis – Cidade- Estado grega
Esparta: cidade essencialmente oligárquica (oligarquia = governo de poucos).
Atenas : cidade onde o sistema oligárquico evoluiu para a democracia.
Esparta – polis – Lacedemônia
localizada no sul da Grécia em uma região muito montanhosa, que dificultava o acesso à polis e ao comércio. População estimada: superior a 40 mil habitantes.
Possuia muita riqueza mineral e seu solo extremamente fértil, fator raro na Grécia, propiciando o cultivo de cereais, oliveiras, vinhas e pastagens boas, o que fazia com que fosse autossuficiente em cereais diferenciando das demais póleis gregas.
Por volta do século 7º a.C, solidifica seu caráter guerreiro e deixa de alcançar maiores níveis de urbanização, desenvolvimento artístico, intelectual e político, diferenciando das demais cidades gregas.
Quanto a estrutura política de Esparta não era muito diferente das demais póleis oligárquicas, onde dois reis(diarquia) assistidos por um conselho de anciãos(Gerúsia) composto por 28 gerontes acima de 60 anos, que exerceriam suas funções de forma vitalícia. Uma assembleia de Cidadãos (Ápela), tinham a função de eleger os gerontes e os éforos ( cinco membros eleitos anualmente que tinham a função de exercer o Poder Executivo, administrar os negócios públicos, fiscalizar a vida dos habitantes de Esparta e o trabalho dos diarcas e cuidar da educação militar das crianças espartanas).
Toda organização política e também legislativo eram atribuídos a uma figura lendária: Licurgo, tido como legislador de Esparta e formulador de leis.
Havia uma quantidade muito grande de escravos e desconfia-se que superava o número de