Administração de projetos
Um processo um conjunto de atividades muitas vezes não pertence a só uma área funcional da empresa, para analisá-lo e conseguir melhorias e por meio de grupos multifuncionais de trabalho, com representantes de todas as áreas envolvidas.
E para facilitar a sua análise e classificar os processos desenvolveram uma estrutura com o objetivo de criar um modelo para as organizações ver suas atividades de um ponto de vista processos, e não de um ponto de vista funcional e estreito. A estrutura busca entender melhor os processos de uma empresa, comunicando e partilhando informações internamente.
Os processos são divididos em dois grandes grupos: o operacional e o gerência de suporte. * Os processos operacionais corresponde a:
- entender mercados e cliente
- desenvolver visão e estratégia
- projetar produtos e serviços
- marketing e vendas
- produção e entregas para a organização de produção
- produção e entregas para a organização de serviços
- faturamento e serviço ao consumidor.
* Os processos gerenciais e suporte , envolve geralmente:
- desenvolver e gerenciar recursos humanos
- administrar a informação
- gerenciar recursos físicos e financeiros
- executar programa de administração ambiental
- gerenciar relações externas
- administrar melhorias e mudanças.
Metodologia de Osborn
A metodologia de Osborn é dividida em seis fases que são : orientação, preparação, análise, criação de alternativas, seleção e venda da solução.
A orientação é uma fase de relacionamento e inicio. Na preparação são levantados recursos e informações. Na fase de análise é revista atividade por atividade. Na criação de alternativas procura, sob um ponto de vista sistêmico, desenhar soluções que levam a uma máxima sinergia. Na seleção é escolhida a solução mais econômica, desde que seja viável. E a venda da solução, deve-se saber apresentar o resultado do estudo aos pares, subordinados e direção, sem causar traumas ou recusas