Administração de conflitos
Introdução
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Então, a administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.
Lidar com o conflito consiste em trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização, pois o mais comum dos conflitos que as, vezes acontece por falhas na comunicação é o processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.
Mas os conflitos podem ter característicos positivas como por exemplo ser uma fonte de idéia, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Os conflitos podem ser causados por experiências de frustações de uma ou ambas as partes, diferença de personalidade, metas diferentes ou diferenças em termos de informações e percepções.
Pontos positivos:
• Serve como “sensor”; • Motiva busca de soluções;
Pontos negativos:
• Causa tensão; • Leva a agressão; • Ambiente improdutivo;
Os níveis de conflitos:
1. Discussão - estagio inicial; 2. Debate – pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento; 3. Façanhas – falta de confiança nas idéias de ambas as partes envolvidas; 4. Imagens fixas – são estabelecidas imagens preconcebidas; 5. “Ficar com a cara no chão” – reflete a postura de “continuo neste conflito custe o que custar e lutarei até o fim”; 6. Estratégia – Começam a surgir ameaças e punições que ficam mais evidentes; 7. Falta de humanidade – comportamentos destrutivos e as pessoas passam a se sentir cada vez mais