Administraçao de conflitos
Conflitos têm as mais diferentes origens. O mais comum decorre do fato das pessoas terem perspectivas distintas em relação à visão, decisões, alocação de recursos e coisas do gênero. Às vezes, acontece por não se ter entendido o ponto de vista da outra pessoa. Há quem diga que os conflitos são bons pois acordam as pessoas no sentido da não conformidade absoluta e que têm que valorizar as diferenças, abrir seus horizontes, expandir sua visão e resolver o problema.
A administração de conflito consiste na escolha e implementação de ferramentas e estratégias mais adequadas pra cada tipo de situação. O administrador de conflito na empresa deve ser uma pessoa calma e de conduta social respeitável, que não se abate por qualquer coisa, pois lida com o público (social) ,além de ser uma profissão que lhe dê o direito de "interferir" e, em certos casos, mudar um sistema que evidentemente esteja errado, mesmo que os outros não vejam, devido suas respectivas responsabilidades.
Algumas possíveis causas dos conflitos são a experiência de frustração de uma ou ambas as partes , diferenças de personalidade , metas diferentes, etc...
Como o conflito é inevitável , o administrador precisa conhecer as suas possíveis soluções e/ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre por uma releitura das condições que podem o ter feito surgir.
O conflito pode ocorrer em três níveis : 1- conflito percebido : ocorrem quando as partes percebem que o conflito existe porque sabem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros .
2- conflito experienciado : quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade , raiva , descrédito entre uma parte e outra .
3- quando o conflito é manifestado e expressado através de um comportamento , que é a interferência de pelo menos uma das partes .
Já que os conflitos são inevitáveis dentro das