Administração
A partir dos anos 80, o ambiente de negócios passa a sofrer mudanças cada vez mais velozes, decorrentes das chamadas “mega-tendências”, afetando todos os segmentos organizacionais: empresas privadas e públicas: pequenos e grandes empreendimentos; companhias nacionais e internacionais e outros tipos de organizações. Este conjunto de mudanças ambientais deu origem a Era da Competitividade, já no início dos anos 90.
Esta nova Era provocou desafios crescentes para as empresas: orientação para o cliente, qualidade total, gestão participativa, inovação permanente, excelência nos resultados, parcerias com outras empresas e outras situações que evidenciavam o surgimento de novos paradigmas para a gestão empresarial.
O presente texto sintetiza estes novos modelos ou paradigmas da administração, estando estruturado em três etapas:
• A evolução da gestão empresarial (da Era de Produção em Massa à Era da Competitividade).
• Características das principais abordagens inovadoras de gestão (gestão japonesa; gestão participativa; gestão de empreendedores: gestão holística; e corporação virtual).
• Os novos desafios para o administrador profissional em decorrência dos novos modelos de gestão.
A seguir, será desenvolvido cada um dos três aspectos acima.
1. A EVOLUÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL
A gestão empresarial vem evoluindo, ao longo deste século, em quatro eras empresariais marcantes, a seguir descritas:
• Era da Produção em Massa (1920-1949) - Caracterizou-se pela produção em massa de bens sem qualquer preocupação com cliente; a empresa determinava a especificação do produto, visando assegurar a padronização do processo na linha de montagem. Assim, procurava-se atingir grandes volumes de produção para baixar o custo;
• Era da Eficiência (1950-1988) - Caracterizou-se pela preocupação da empresa em controlar suas operações, visando obter produtividade; a ênfase era sobre controle