Administração de Conflito
O conflito é um estado de tensão que gera uma mobilização para operar mudanças e obter melhores resultados.
Administrar conflitos nos dias atuais é perfeitamente normal e até desejável. Devido às constantes modificações que são implementadas nas organizações com alto grau de complexidades e especializações, fazem com que o conflito seja uma constante no ambiente de trabalho.
A administração de conflitos ganha uma importância especial quando inserida no ambiente corporativo. Empresas são um espaço muito propício para o surgimento de conflitos, já que nelas estão reunidas pessoas com referências e modelos mentais diferentes. "As pessoas passam pôr processos educacionais diferentes, o que as leva a ter comportamentos diferentes. Quanto mais rígidos os modelos mentais definidos pela educação recebida, menor a capacidade de se adaptar a novas situações e maior a chance de gerar conflito". seja em casa ou no trabalho, Os conflitos fazem parte da nossa história, e sempre existirão. Ao mesmo tempo em que precisamos viver em grupo, temos ideias, objetivos, valores e crenças diferentes dos das outras pessoas, o que costuma gerar os famosos "conflitos".
A solução do problema ocorrerá quando forem identificadas as razões básicas emocionais e substantivas, resultando numa solução que permita que as duas partes sejam “vencedoras”.
CONFLITO PERDE - PERDE
No conflito perde-perde, ninguém consegue, realmente, o que quer.
A conciliação ocorre, na administração do conflito, quando cada uma das partes cede algo de valor para a outra parte. Como resultado, nenhuma parte consegue tudo que quer, e as condições antecedentes para futuros conflitos são estabelecidas.
Apesar de o conflito parecer temporariamente resolvido por meio da conciliação, ele pode reaparecer no futuro.
CAUSAS DOS CONFLITOS PERDE-PERDE
Os conflitos perde-perde ocorrem, geralmente, quando, na sua administração, são utilizados a evitação, a acomodação e/ou o compromisso.
• Evitação –