ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
CONCEITOS
Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Para que um indivíduo possa superar conflitos, faz-se necessário saber lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Contudo, muitas pessoas não sabem como administrá-los, independente das variáveis que o envolvam. O conflito é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
Definição de conflitos: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante.
Visão tradicional do conflito (décadas de 30 e 40) → convicção de que todo conflito é danoso e deve ser evitado – visto como falha na comunicação.
Visão de Relações Humanas do conflito (anos 40 até meados dos anos 70) → Convicção de que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo.
Visão interacionista do conflito → Convicção de que o conflito é não apenas uma força positiva em um grupo como também absolutamente necessário para que seu desempenho seja eficaz.
Os Conflitos podem ser: Conflito Latente, Conflito percebido, Conflito sentido e Conflito Manifesto.
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias