aUDITORIA
LÍQUIDO1
Resumo
“A auditoria é uma especialidade contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.” [Willian Attie pág. 25]
O foco deste artigo está nos procedimentos adotados em auditoria nas contas do passivo e patrimônio líquido. E necessário que o auditor se certifique sobre a solidez dos atos que originaram a obrigação a pagar e se estes pertencem à companhia. No patrimônio líquido e preciso confirmar se as ações ou títulos de propriedade do capital social foram autorizados e emitidos adequadamente, e se as normas descritas no estatuto social foram compridas.
Palavras-chaves
Procedimentos de auditoria, controle interno, exigibilidade e patrimônio líquido.
1
Trabalho desenvolvido na disciplina Auditoria Contábil do Curso de Ciências Contábeis na UCB.
1
1-INTRODUÇÃO
Auditoria pode ser entendida como um processo de investigação sistemático, em que são obtidas e analisadas evidencias que permitam ao auditor pronuciar-se sobre a conformidade de uma situação vigente com os critérios de comparação selecionados e comunicar os resultados aos usuários interessados.
Neste artigo foi enfocado a auditoria contábil, onde o seu foco e determinar se as demonstrações contábeis de uma determinada entidade auditada representam adequadamente sua situação de exigibilidade e patrimônio líquido de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e estatutos que regem uma entidade.
2. AUDITORIA DOS PASSIVOS EXIGÍVEIS
As obrigações da companhia são apresentadas no passivo exigível, que se subdivide em Passivo Circulante e Exigível a Longo Prazo. O passivo circulante é representado pelas obrigações da companhia cuja liquidação se espera que ocorra dentro do exercício social seguinte. No Passivo Exigível a longo prazo serão registradas as obrigações da companhia cuja liquidação deverá ocorrer