Inclusão social
GARANTIA DE INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA IDOSA
KURZ, Marcia Liliane Barboza 1; MORGAN, Marisa Ignez Orsolin 2
Palavras-chave: Grupo de Convivência. Idosos. Inclusão Social. Protagonismo.
Introdução
O envelhecimento é um processo natural, inevitável e pessoal para qualquer ser humano enquanto evolução da vida, acarretando mudanças fisiológicas, biológicas, psico-sociais, culturais, políticas e econômicas.
Diante do aumento da expectativa de vida e no que se refere ao atendimento dos idosos 3, a fim de proporcionar espaço de convívio e de socialização, realiza-se os grupos de convivência, que representa um espaço de convívio entre as pessoas da mesma faixa etária que alem de fortalecer a participação dos idosos em programas, garantindo o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.
A velhice enquanto fase da vida humana, não deve ser atribuída ao termino da vida, mas um momento de aproveitar e desfrutar do envelhecimento, buscando ocupar o tempo com atividades prazerosas, possibilitando uma vida mais saudável e com qualidade.
Os grupos de convivências são espaços de inclusão social do idoso promovendo sua participação, através das diversas atividades desenvolvidas, refletindo sobre o processo de envelhecimento, a qualidade de vida e a valorização da própria vida.
Este tipo de iniciativa se justifica pelo crescimento da população idosa, segundo estimativas, em 2050 haverá um idoso em cada cinco brasileiros, o que nos mostra a necessidade de políticas públicas para garantir um envelhecimento ativo.
“Nesse contexto, os grupos de convivência de idosos vão de encontro a promoção do envelhecimento ativo, com o objetivo de preservar as capacidades e o potencial de desenvolvimento do individuo idoso” (OMS).
Os Grupos de Convivência para Idosos, tem por objetivos oferecer garantia de convívio ao idoso com oportunidades e ações para o enfretamento das condições de vida; promover o fortalecimento de laços