Administração de Conflitos
… possÌvel pensar in˙meras alternativas para indivÌduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evoluÁ„o de uma sociedade ou organizaÁ„o.
Se observarmos a histÛria, atÈ h· pouco tempo a ausÍncia de conflitos era encarada como express„o de bom ambiente, boas relaÁıes e, no caso das organizaÁıes, como sinal de competÍncia.
Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da aÁ„o e do comportamento de pessoas indesej·veis, associado ‡ agressividade, ao confronto fÌsico e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseq¸entemente, ao bom funcionamento das organizaÁıes.
1 Vis„o positiva do conflito
O conflito È fonte de idÈias novas, podendo levar a discussıes abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a express„o e exploraÁ„o de diferentes pontos de vista, interesses e valores.Em alguns momentos, e em determinados nÌveis, o conflito pode ser considerado necess·rio se n„o se quiser entrar num processo de estagnaÁ„o.
Assim, os conflitos n„o s„o necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles È que pode gerar algumas reaÁıes.
A administraÁ„o de conflitos consiste exatamente na escolha e implementaÁ„o das estratÈgias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situaÁ„o.
Para entender um pouco mais a vis„o positiva de conflito iremos conceitu·-lo aqui comoum processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou ir· frustrar os seus interesses. Isto quer dizer que no dia-a-dia vivemos o conflito de diferentes maneiras: quantas vezes as pessoas n„o atravessam nosso caminho,