Movimento uniforme
Prof.
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Física Experimental I
Aluno:
Nr Matricula
Ano: 2013
MRU
OBJETIVO
Avaliar qualitativamente a relação entre a velocidade de um corpo que gira em movimento circular uniforme com a força centrípeta e o raio da circunferência descrita pelo corpo.
INTRODUÇÃO
No movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No caso particular do movimento circular uniforme, como a trajetória é circular, decorre que o intervalo de tempo de cada volta completa é sempre o mesmo, isto é, de tempos em tempos iguais o móvel passa pela mesma posição. PROCEDIMENTO E RESULTADOS
Com o aparelho, cronometrei 5 (cinco) tempos, nas 3 (três) velocidades para os pontos de referencia: externo = 0,098m e o R3 interno = 0,048m, conforme os quadros abaixo:
Como o movimento é uniforme, a partícula percorre distâncias iguais em tempos iguais, então a velocidade escalar é constante.
Para uma volta completa, temos:
ΔS = 2πR (comprimento da circunferência que corresponde ao “s”);
Δt =T (período do movimento que corresponde ao “t”). v Aplicando a equação acima para uma volta completa na circunferência fica:
Já a frequência é definida como sendo o número de vezes que o fenômeno se repete, isto é, a frequência nada mais é do que o número de voltas que o corpo realiza por unidade de tempo.
Podemos estabelecer uma relação entre período e frequência da seguinte forma:
Intervalo de tempo Nº de vezes que o fenômeno se repete
(período) T 1 (vez)
(unidade de tempo) 1 f (vezes)(frequência)
Resolvendo a regra de três estabelecida, temos:
MCU EXTERNO TEMPOS
VELOCIDADE 1
VELOCIDADE 2
VELOCIDADE 3