MOVIMENTO UNIFORME
PROFESSOR:
NOME:
MOVIMENTO UNIFORME - MU
Quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme.
Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.
O Movimento Uniforme é qualquer movimento realizado por um corpo que percorre distâncias iguais em tempos iguais. No MU, o corpo não necessita estar se movimentando em linha reta, em círculos ou em qualquer outra forma, basta que a sua velocidade escalar se mantenha a mesma por todo o tempo. Então, a velocidade escalar média é igual à velocidade escalar, pois o corpo mantém a mesma velocidade em todo o trajeto.
V = Vinstante = Vmédia = ∆s/∆t
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
O Movimento Retilíneo Uniforme é a mesma coisa que o MU, exceto pelo fato de que, obrigatoriamente, o trajeto percorrido pelo corpo deve ser uma linha reta.
Equação Horária do Movimento Uniforme
A equação horária do MU serve para prever como o espaço vai variar de acordo com o tempo. Por convenção, t0 é um valor nulo, então podemos retirar ele da equação, A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
Gráficos - Movimento Uniforme
Gráfico espaço (S) versus tempo (t) / movimento uniforme
Sendo S = f(t) uma função do 1o grau, o gráfico S versus t é uma reta que pode passar ou não pela origem (fig. 2.3).
Na equação S = S0 + V t,
S0: coeficiente linear da reta
V: coeficiente angular da reta ou inclinação da reta
Para obter S0, basta fazer t = 0 na equação horária S = S0
Figura 2.3 - Gráfico S (espaço) versus t (tempo) - Movimento Uniforme.
A velocidade escalar é obtida a partir do gráfico S versus t, calculando a