Administração de conflitos no ambiente de trabalho
1. Os conflitos prejudicam o ambiente de trabalho
Os conflitos, mal entendidos, desentendimentos são inevitáveis no ambiente de trabalho, a falta de compreensão e entrosamento acabam prejudicando a convivência no local de trabalho desencadeando vários fatores:
O baixo desempenho
A falta de motivação
A baixa qualidade de vida
2. Como administrar os conflitos no ambiente de trabalho
O líder tem papel importantíssimo na administração desses conflitos, é ele, que vai gerir estratégias preventivas para que, quando os conflitos acontecerem, haja soluções prontas e eficientes para resolvê-los.
Para haver uma administração de conflitos de maneira mais organizada é necessária a imposição de regras, para que os colaboradores obedeçam e respeitem esta organização.
No ambiente de trabalho assim como em outros setores da sociedade, as pessoas tem suas expectativas, seus interesses, seus sonhos. Muitas vezes os conhecimentos e informações acabam levando á uma ação lógica, induzindo o ser humano á fazer o que se acredita, não necessariamente o que é legal ético e saudável. Nesse momento é necessário que o líder faça a seus colaboradores o questionamento sobre suas atitudes, comportamento, conveniências pessoais e as consequências de suas ações para o outro (os colegas de trabalho) é fundamental esta avaliação.
Cabe ao líder criar e transformar um ambiente de trabalho, onde a convivência, compreensão e laços de amizade seja uma regra á obedecer, resultando num rendimento satisfatório do grupo.
3. Estratégias para administrar os conflitos
Ao líder cabe a missão de construir estratégias, pois, é ele o espelho e o exemplo a ser seguido por seus colaboradores. Falemos sobre algumas regras que seguidas e respeitadas trarão benefícios á organização tornando-a mais produtiva e satisfatória para todos, colaboradores e empresa.
• Relacionamento interpessoal
• Cooperação
• Aprendizado
• Colaboração
• Distribuição coerente de tarefas
02
4. Liderança