A importância da administração de conflitos organizacionais
Faculdade Comunitária de Campinas – FAC IV
Elissandra Melo dos Santos
R.A.:
“A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS ”
Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade Comunitária de Campinas- Unidade IV, como parte integrante do processo seletivo do Programa de MBA de Gestão de Pessoas.
Campinas
2010
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos sobre Administração de conflitos nas organizações, destacando os motivos pelo quais acontecem os conflitos nas empresas, os tipos de conflitos e as competências necessárias para administrá-los de forma eficaz, reduzindo assim o desgaste dos membros envolvidos, sem esquecer o lado positivo e negativo de um conflito organizacional.
Palavras Chave: Administração, Conflitos, Competências, Liderança
Introdução
A humanidade convive com os conflitos desde seu início, e o mesmo serve para a evolução nas relações humanas, principalmente organizacionais. É possível pensarmos em muitas alternativas para os indivíduos administrarem os conflitos organizacionais. Eles podem ser evitados, ignorados, abafados ou utilizados como ferramenta de transformação na organização, mas também existem aqueles que crêem que os conflitos sejam prejudiciais ao bom ambiente de trabalho.
Assim abordaremos as competências necessárias para a Administração adequada dos conflitos e os motivos pelos quais eles começam dentro das organizações.
1. Fundamentação Teórica
1. Os conflitos
Segundo a enciclopédia Livre Wikipédia “ O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.” Diversos autores relatam que os conflitos sempre existiram desde o início da humanidade, de acordo com Aninger as diferentes formas de agir e pensar, os pontos de vista divergentes expectativas e necessidades frustadas são os principais motivos dos conflitos. Nos