Administração científica
1- Administração científica é um sistema que economiza trabalho permitindo que as pessoas trabalhem mais em menos tempo, reduzindo os movimentos ineficazes para realizar o trabalho da melhor forma, resultando em aumento da produção, custos mais baixos, salários mais altos e maiores lucros.
2- Os princípios da administração científica são os seguintes: Isola-se a tarefa, seleciona-se um trabalhador modelo, estuda-se e cronometra-se os movimentos exatos deste trabalhador, redesenha-se o espaço de trabalho eliminando movimentos desnecessários e por fim, treina-se o trabalhador quanto ao modo melhor e mais eficiente de desempenhar essa tarefa.
3- Taylor considera justa a participação do trabalhador pois com o novo método desenvolvido o pedreiro passou a usar cerca de um terço da energia que usava antes e ele ganhou um terço a mais no salário por apenas um terço do esforço físico.
4- O efeito das demissões decorrente do projeto de melhoria de uma determinada tarefa pode ser minimizado realocando o trabalhador a desempenhar outra função, desta forma o número total de funcionário em uma indústria não irá diminuir devido a administração científica.
5- Segundo Taylor a administração científica é equitativa para ambos envolvidos, o patrão com o aumento da produtividade e os operários com um salário maior e menos trabalho.
6- Segundo um livro recente de administração a preocupação de Taylor era com o aumento da eficiência da produção, com o objetivo de reduzir os custos, aumentar os lucros e também possibilitar um aumento dos salários através da maior produtividade.
7- As etapas que Taylor coloca como condição para o sucesso são: Análise do cargo e treinamento com ênfase especial no retreinamento, proporcionar recompensas apropriadas tais como pagamento de incentivos e participação nos lucros, e por ultimo, aumentar o grau de cooperação entre a direção e o empregado (introduzindo círculos de qualidade por exemplo).
8- Duas características do